Histórico Profissional

Histórico

Iniciei minha carreira trabalhando com informática em 1999, aos 14 anos, como estagiário de tecnologia e suporte no provedor de internet Ensino On Line - EOL, que originou o projeto Ensino.net.
Durante um ano de trabalho, adquiri experiência em:
Manutenção geral de computadores , cabeamento e configuração de rede, configuração do sistema GNU/Linux (que na época exigia muito conhecimento específico) , webdesign com ferramentas como DreamWeaver, Flash e ColdFusion Studio, Programação de aplicações web em ColdFusion com Bancos de Dados ODBC, MS SQL Server e Oracle.

Meu próximo trabalho foi no provedor Horusnet, em Sorocaba, como webdesigner (Flash) e programador de aplicações web em CGI/PERL, PHP e ASP.

Em 2002, fui contratado para desenvolver um site para MEC, que resultou no meu envolvimento no protótipo do receptor da TV Escola Digital Interativa.
Fiz parte da equipe que construiu o protótipo foi que foi aprovado, e que posteriormente resultou em um contrato de um ano com o Ministério da Educação.

O protótipo era um PC embarcado. Neste projeto utilizei HTML, JavaScript, CSS, Flash, PHP, MySQL, C++ (Borland e GCC/QT), além de SMIL (script para Realplayer). A parte que me coube do protótipo foi a programação da interface e dos eventos de controle remoto, além do programa que fazia a gravação dos programas em CD na versão GNU/Linux do receptor.

Logo em seguida uma parte da equipe da TV Escola Digital Interativa, inclusive eu, se uniu e formou uma ONG de inclusão digital, a nave.org.br. E então foi grande a exigência de apropriação de novas tecnologias e aquisição de conhecimentos sobre o mundo Open Source. Minhas tarefas eram principalmente a programação de utilitários, configuração de servidores, treinamento de monitores. Foi nessa situação que tive contato com os detalhes dos sistemas de gerenciamento de conteúdo. A ONG estabeleceu também parcerias com escolas, e me coube em um deles desenvolver o sistema de cadastro, empréstimo e pesquisa aos livros da biblioteca da escola.

No ano de 2005 ingressei na Universidade Presbiteriana Mackenzie como aluno do curso de Ciência da Computação, e fui contratado pelo Instituto Mackenzie como programador para o módulo do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) que o Mackenzie recebeu. Neste projeto atuo como programador C, C++ e Matlab / Simulink.
Tive como função desenvolver ou traduzir de uma linguagem de programação para outra os algoritmos de multiplexação, remultiplexação, e modulação/demodulação de sinal de TV Digital padrões ISDB-T e DVB-T.

Paralelamente, participei do desenvolvimento do site do IV Fórum Global Contra a Corrupção, que utilizou a plataforma ZOPE/Plone para o portal e PHP/MySQL para o sistema de cadastramento dos participantes do fórum.

Na segunda metade de 2005 retornei a Sorocaba, prestando consultoria e serviços de desenvolvimento de software e aplicações para a internet.

Em 2006, comecei a trabalhar a convite do Luiz Algarra nas pesquisas da ComputadorUsado.com, que estava se estruturando para vender computadores pessoais usados renovados com pintura, troca de peças, e software livre.
Foi um grande trabalho de testes de várias configurações de hardware com várias distribuições, para aproveitar ao máximo o equipamento mais antigo, permitindo um uso mais agradável.

No início de 2007, Luiz Algarra que tinha iniciado uma nova empresa para disseminar conversas abertas e redes sociais como facilitadoras de convívio dentro das empresas, me convidou para participar do projeto onde atuo até hoje.
Até agora uma das maiores realizações desta empresa chamada Papagallis foi a Oficina de Jornalismo Cultural Independente, na TEIA 2007 realizada em Belo Horizonte.

Em fevereiro de 2008, ingressei como colaborador da rede de academias Bio Ritmo, no setor de tecnologia da informação, com a função de desenvolvedor de software. Os meus desafios no departamento são: realizar parte da manutenção e correção de erros no sistema legado, um elefante branco em Java, participar do desenvolvimento do novo sistema de gestão em RubyOnRails, mais leve e distribuído para suportar o crescimento da rede de academias. Também desenvolvi o novo site que está no ar desde 14 de Junho de 2008, que mostre melhor as particularidades de cada academia da rede. Ele é baseado em no CMS Drupal.

Paralelamente, a partir de março de 2008, comecei a participar como programador e depurador de código em projetos da Chuva-Inc, empresa brasileira especializada em desenvolver sites Drupal, onde trabalhei até abril de 2010.

De maio de 2010 a maio de 2013, trabalhei como Gerente de Tecnologia e Líder de Desenvolvimento naAunica - The tagnology company, parceira pioneira e distribuidora exclusiva de tecnologias globais de Mídia Online, AdServing e Analytics na América Latina.
Desenvolvi uma série de conectores entre APIs, e uma plataforma de Tag Management, chamada StemTag, que utiliza o melhor das tecnologias modernas para servir conteúdo com a maior velocidade possível.

Em julho de 2013, comecei a trabalhar na Tagon8 com a nova tecnologia Node.js, que utiliza a linguagem JavaScript nos servidores, com ênfase em alta disponibilidade.

Eventualmente, presto serviços como programador freelancer, consultor e também realizo treinamentos.