Conhecimento Coletivo
Ultimamente toda a minha motivação para aprender está sobre algo incrível: o conhecimento coletivo. Ler é sempre muito bom para aumentar o repertório de conceitos, mas a prática é fundamental para consolidar o conhecimento.
Tenho lido bastante sobre tecnologias de convivência como o Open Space, o World Café e os Círculos. Além disso, pude experimentar nesses dias 29 e 30 um trabalho de acolhimento, onde participei principalmente na colheita das construções do grupo.
Realmente, achei a coisa mais incrível até agora. Estar lá, olho no olho com essas pessoas, e com o grupo e sua energia. Vi lá amostras dos conceitos mais evoluídos de fluxo de conhecimento: o construtivismo nos círculos, o conectivismo no world café.
Por meio de todos meus sentidos pude comprovar que um grupo trabalhando de maneira correta é maior do que a soma das pessoas do grupo. O coletivo tem seu conhecimento além dos indivíduos, e estar conectado nessa vibração da multidão - este campo de força - nos dá uma visão transcendental.
Espero cada vez mais abrir os canais para captar esta energia, e compreender conceitualmente o que acontece nesses momentos.
Comentários
ahah caramba tu esta ai na Teia.... espero que esta vez não tenha tanto de empresas como teve no Teia em SP.
a tem um pessoal quer fazer streaming de áudio ai da Teia......acho que tu vai encontrar com este pessoal...se não veja se consegue dar um toque ai no envio do áudio. :)
Olá!
Estou aqui sim, e tenho a impressão que a pegada dessa teia vai ter mais a ver com cultura do que com business.
Acho que tem a ver com ser em BH. A cidade favorece esta diferença. As pessoas valorizam a cultura mais do que business por aqui.
Comentar